O Cruzeiro não conseguia vencer um campeonato mineiro desde 1977. Este foi o ano da ultima conquista. Na epoca ainda contava com as estrelas dos anos 60 e 70 que tantos titulos deram ao clube. Raul, Zé Carlos,Vanderlei, Nelinho, Eduardo e Joãozinho estiveram presentes neste titulo. Porem o time envelheceu, teve de se renovar e uma nova geração surgia mas não no Cruzeiro e sim no rival , Atlético. Subiram das categorias de base varios jogadores como João Leite, Cerezo, Danival, Paulo Isidoro, Marinho, Reinaldo e Marcelo. O time atleticano passou a dar as cartas no campeonato. Conquistou os titulos de 78, 79 , 80, 81, 82 e 83. Hexa campeão. No brasileiro o Cruzeiro tambem ia mal. Os anos 80 foram dificeis para os cruzeirenses.
Finalmente surgia um time capaz de quebrar a hegemonia atleticana. No gol o experiente goleiro Ademir Maria que veio do Inter e fechou o gol no primeiro tempo da primeira partida da decisão. Eder, Nelinho, Reinaldo e Everton tiveram diversas chances para abrir o marcador mas Ademir Maria estava inspirado e fez grandes defesas.
Já no segundo tempo o Cruzeiro voltou totalmente diferente e logo aos 6 minutos Carlinhos fez o primeiro gol (foto acima). O Atletico tentava se reorganizar mas o Cruzeiro continuou atacando e apenas quatro minutos depois Tostão faz o segundo gol cruzeirense. A torcida cruzeirense fazia uma enorme festa e vibrava com o futebol ofensivo apresentado neste inicio do segundo tempo. O time passou a tocar a bola e em cobrança de escanteio Carlinhos fez o terceiro gol , numa meia bicicleta. O Mineirão era pura festa para o lado azul. Carlos Alberto Seixas ainda teve tempo de fazer o quarto da goleada e o seu decimo quarto gol no campeonato deixando o assim como artilheiro absoluto neste ano.FICHA TECNICA DA PRIMEIRA PARTIDA DA FINAL
CRUZEIRO 4 X 0 ATLÉTICO
Data: 05/12/1984 (quarta feira a noite)
Estadio do Mineirão
Publico: 52.869
Arbitro : Edson Alcantara
Gols: carlinhos 6 do segundo, Tostão 10, Carlinhos 17 e Seixas 33.
Cruzeiro - Ademir Maria, Carlos Alberto, Geraldão, Eugenio e Ademar ; Douglas (Luiz Cosme) Palhinha, Tostão ; Carlinhos, Carlos Alberto Seixas e Joãozinho.
Tecnico: João Francisco
Atlético: João Leite, Nelinho (Jailton), Fred, Luizinho, Elzo; Vitor (Tita), Heleno, Everton; Sergio Araujo, Reinaldo e Eder.
Tecnico: Procopio Cardoso
Carlos Alberto Seixas o artilheiro do campeonato de 1984 dando entrevista antes da segunda partida da decisão. O Atletico acabou vencendo por 1x0 gol de Reinaldo e a decisão foi parar nos tribunais. A torcida cruzeirense que tomou 80% do estadio motivada pela goleada no meio da semana tomou as ruas e comemorou depois de seis anos. A decisão judicial confirmando o titulo cruzeirense demorou mais de 10 anos para sair.
Joãozinho puxa a entrada do time do Cruzeiro na segunda partida da decisão. O Mineirão foi quase todo azul. Logo atrás vem Ademir Maria.
muita saudade mesmo mais nmuita.gostaria muito de ter um poster deste timaco.entre em contato quem tiver.abrco a todos
ResponderExcluir