Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de abril de 2011

PIAZZA - Uma vida dedicada ao Cruzeiro


Wilson da Silva Piazza nasceu Ribeirão das Neves, em 25 de fevereiro de 1943, e foi buscado ainda muito jovem pelo Cruzeiro junto ao Renascença em 1964, uma vez que Hílton Chaves estava contundido.
Chegou ao Cruzeiro em 1964 e fez parte daquele que é considerado por muitos como um dos maiores times do futebol brasileiro em todos os tempos. 
Passou a liderar aquele grupo com maestria. era um verdadeiro lider dentro de campo. Contagiava os companheiros com sua dedicação e raça. Certa vez disse que se preciso levar uma bola debaixo das pernas mas se na sequencia um colega de clube ficasse com a posse da bola não se importava.


Era o capitão do grande Cruzeiro de Raul, Procopio, Dirceu Lopes, Natal, Evaldo, Tostão e Hilton Oliveira. Nas finais da Taça Brasil de 1966 foium verdadeiro guerreiro , combatendo em todo campo e incentivando os companheiros a conquistarem o titulo.


Piazza contra Zito e Pelé na segunda partida das finais da Taça Brasil de 1966 no Pacaembu

 Piazza o capitão do Cruzeiro, ergue a Taça Brasil ao lado de Hilton Oliveira e Tostão.


Piazza é daqueles jogadores que orgulham qualquer torcedor de te-lo em seu time. Dedicou sua vida apenas ao Cruzeiro. Seu futebol brilhou tanto que foi convocado sistematicamente por Saldanha para a seleção brasileira desde 1967.João Saldanha acabou saindo as vesperas da Copa do Mundo em 1970 mas Piazza não. Estava mais firme do que nunca entre os selecionaveis. Como Clodoaldo jogador do santos vivia tambem um grande momento, Zagallo improvisou Piazza como zagueiro e ele fez uma copa irretocavel, perfeita.


Piazza com a fantastica seleção brasileira de 1970, apontada por muitos como o melhor time de futebol em todos os tempos.


Piazza continuou a ser convocado e na Copa de 1974 foi capitão em algumas partidas  como na foto abaixo contra a Escocia.

 Brehmer da seleção escocesa e Piazza capitão da seleção brasileira em 1974.



 
Piazza e Beckenbauer na final do mundial de clubes entre Cruzeiro e Bayern Munchen em 1976. Dois genios do futebol mundial se encontrando nos campos da Alemanha e do Brasil






 






Piazza  conquistou dois dos maiores titulos do Cruzeiro. primeiro a Taça Brasil de 1966 sobre o todo poderoso Santos de Pelé e cia . Dez anos depois ergueu a Taça libertadores da America ao vencer na final o River Plate.
Na foto abaixo a chegada da delegação no aeroporto da Pampulha com Piazza carregando a Taça tão cobiçada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário